Moraes e outros vão a evento em Londres patrocinado por amigo de Musk

Empresário brasileiro é o mesmo que promoveu em sua casa encontro de Musk e Bolsonaro

Ferreira Gabriel

Publicado em: 24/04/2024 às 12:45 | Atualizado em: 24/04/2024 às 12:45

Um empresário que foi próximo do governo de Jair Bolsonaro (PL) e admirador do bilionário Elon Musk é um dos patrocinadores de um encontro de juízes e políticos em Londres.

Alberto Leite, o dono da FS Security, uma empresa de tecnologia, aparece como patrocinador (há outras empresas bancando, mas seus nomes não foram divulgados) do 1º Fórum Jurídico Brasil de Ideias, a partir desta quarta-feira (24) a até sexta-feira (26).

Entre os convidados, há três ministros do Supremo Tribunal Federal: Alexandre de Moraes, classificado por Musk mais de uma vez como “ditador”, além Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

O encontro será no hotel de luxo The Peninsula (diária mais barata de 1.300 libras, ou aproximadamente R$ 8.300).

Além dos três ministros do STF, várias autoridades brasileiras vão participar do evento. Por exemplo, Paulo Gonet (procurador-geral da República), Andrei Rodrigues (diretor-geral da Polícia Federal) e Davi Alcolumbre (senador pelo União Brasil do Amapá e candidato a presidente do Senado). Também estarão lá cinco ministros do Superior Tribunal de Justiça, inclusive Luis Felipe Salomão, que faltou à sessão na qual foi eleito vice-presidente do STJ porque precisava embarcar para Londres.

No início de 2022, Alberto Leite era um grande entusiasta do governo do então presidente Jair Bolsonaro. É dono de uma casa no condomínio de luxo Fazenda Boa Vista, a 100 km de São Paulo, no município de Porto Feliz. Foi na BV, como os moradores se referem ao condomínio, que Elon Musk foi recebido por Bolsonaro em maio de 2022.

Naquele encontro de 2022, estavam presentes o ministro Dias Toffoli e o então ministro das Comunicações, Fábio Faria, que também tem casa na Boa Vista. À época, Alberto Leite foi um dos empresários que se reuniu reservadamente com Musk. Distribuiu depois para jornalistas uma foto sua com bilionário e fez elogios ao dono da rede social , da fábrica de automóveis Tesla e da empresa de internet por satélite StarLink.

“Ele foi simpático, aberto”, disse Alberto Leite à Época (revista do Grupo Globo). Nos meios empresariais e na região da av. Faria Lima, onde se concentram os grandes bancos brasileiros em São Paulo, a especulação era a de que Leite gostaria de fazer alguma associação entre a sua FS Security e a Starlink de Musk. O rumor nunca foi confirmado.

De 6 a 13 de abril, Elon Musk se referiu a Alexandre de Moraes em 32 publicações na rede social X (ex-Twitter). O ministro reagiu e incluiu o bilionário num dos inquéritos que conduz no Supremo.

Leia mais no Portal Poder360

Leia mais

Musk pode ser condenado a pagar R$ 1 bi por atentar contra Brasil

Foto: Arquivo pessoal de Alberto Leite