Mídia nacional apela a Lula por incentivo ao refino de petróleo no AM

Maiores jornais do país amanhecem com propaganda de apelo ao presidente Lula para manter isenção fiscal à Refinaria da Amazônia

Refinaria de Petróleo da Amazônia

Neuton Corrêa, do BNC Amazonas

Publicado em: 14/01/2025 às 06:56 | Atualizado em: 14/01/2025 às 08:30

Os jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, O Globo e Valor Econômico, as quatro maiores publicações diárias impressas do país, amanheceram hoje, 14/01, com propaganda de página inteira em apelo ao presidente Lula da Silva.

A mensagem é para que o presidente não vete a isenção fiscal que o setor de refino de petróleo no Amazonas obteve na regulamentação da reforma tributária.

A conquista do benefício à Refinaria da Amazônia (Ream), empresa do grupo Atem, foi por meio de emenda do senador Omar Aziz (PSD). Na Câmara, na votação final, a proposta foi aprovada também.

No entanto, há forte pressão para o presidente Lula vetar o benefício. O prazo para sanção ou veto se encerra na quinta-feira, dia 16/01.

Leia mais

Senado aprova reforma tributária mantendo direitos da ZFM

Ontem, a coluna Painel S.A. da Folha, informou que o governo ainda se divide sobre o tema. Segundo a publicação, a sanção presidencial pode cair no Supremo Tribunal Federal (STF).

Mas a peça publicitária que amanhece hoje nos principais jornais do país esclarece alguns pontos da polêmica:

Por que a isenção fiscal é indispensável?

A exclusão do setor de refino em 2021 é uma distorçãoque rompe com o modelo original da Zona Franca deManaus e desconsidera sua importância estratégica.

Incentivar o refino local reduz a dependência deimportações e o custo de transporte. Outras refinarias podem se instalar trazendo mais desenvolvimento para a região: Além disso, o valor da isenção não chega nem a uma pequena fração das estimativas divulgadas pelos adversários da medida.

O refino é crucial para o abastecimento das usinas quegarantem energia em cidades no coração da floresta.

As políticas fiscais ajudam a fixar recursos na região, gerando empregos, apoiando projetos sociais, de infraestrutura e de proteção ambiental.

Leia mais

Atem vai à Justiça se Lula vetar benefícios fiscais da ZFM nos combustíveis

Veja as publicações

Folha de S.Paulo

Estadão

O Globo

Valor

Foto: Divulgação