Marielle: mulher de traficante do AM visitou irmão de mandante da morte

Luciane Farias se reuniu com Chiquinho Brazão em março e maio de 2023. Chiquinho Brazão é irmão de Domingos Brazão, apontado como mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco.

Diamantino Junior

Publicado em: 28/02/2024 às 12:13 | Atualizado em: 28/02/2024 às 12:35

Luciane Barbosa Farias, mulher do líder do Comando Vermelho (CV) no Amazonas, Clemilson Farias, o Tio Patinhas, visitou os gabinetes de dois deputados federais na Câmara dos Deputados em 2023: Chiquinho Brazão (União Brasil) e Maria do Rosário (PT). As visitas ocorreram em março e maio, respectivamente.

Luciane Farias se reuniu com Chiquinho Brazão nos dias 14 e 15 de março de 2023. Chiquinho é irmão de Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, apontado como mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco pelo executor Ronnie Lessa, em delação ainda não homologada pela Justiça.

A assessoria de Chiquinho Brazão não se posicionou sobre os assuntos discutidos nos encontros.

Em 3 de maio, Luciane Farias visitou o gabinete da deputada Maria do Rosário. A deputada, no entanto, nega ter se encontrado com ela, alegando que não estava presente na Câmara no dia da visita.

Em nota, a assessoria de Maria do Rosário afirma que a parlamentar atende a todos que a procuram no gabinete, mas que não tratou de casos específicos com Luciane Farias.

Luciane Farias também se reuniu com outros parlamentares em Brasília, incluindo André Janones (Avante) e Guilherme Boulos (PSOL). Em novembro de 2023, ela participou do Encontro de Comitês e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos.

As visitas de Luciane Farias a parlamentares em Brasília levantam questionamentos sobre os motivos dos encontros e a relação entre a esposa de um traficante e figuras políticas.

A investigação sobre o caso é fundamental para entender o contexto das visitas e as possíveis implicações para a segurança pública e o combate ao crime organizado.

Leia mais no Metrópoles

Foto: Mario Vasconcellos/Câmara Municipal do Rio de Janeiro