Maia propõe orçamento paralelo para enfrentar pandemia
Rodrigo Maia afirmou que o objetivo é separar o que é emergencial do que não é emergencial.

Publicado em: 23/03/2020 às 16:35 | Atualizado em: 23/03/2020 às 16:35
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse, nesta segunda-feira (23), que enviou à equipe econômica uma proposta para criar um “orçamento de guerra”. Esse orçamento seria voltado, exclusivamente, para ações de combate à pandemia do coronavírus. A publicação é do G1.
Maia participou, nesta tarde, de uma teleconferência organizada por um banco. Segundo ele, a ideia é separar o “orçamento da crise” do orçamento fiscal do ano. Ele acrescentou, todavia, que isso não impactaria aumento de despesa em um momento de desaceleração da economia.
O deputado afirmou que o objetivo é separar o que é emergencial do que não é emergencial. De acordo com ele, evitar-se-ia “impacto de médio e longo prazo” em relação ao aumento de despesas. Entretanto, a medida depende de aval do governo.
“Eu até estou propondo ao governo que a gente possa aprovar uma PEC [Proposta de Emenda à Constituição] que institua o regime extraordinário fiscal de contratações exclusivamente para a crise para gente separar o orçamento fiscal do orçamento da crise”, declarou.
Foto: Rádio Pampa