Maduro promete reconhecer resultado da eleição na Venezuela

Presidente, que busca a reeleição, está atrás por mais de trinta pontos percentuais, segundo as últimas pesquisas de opinião

Mariane Veiga

Publicado em: 28/07/2024 às 09:28 | Atualizado em: 28/07/2024 às 10:04

O presidente da Venezuela e candidato à reeleição, Nicolás Maduro, (Partido Socialista Unidos da Venezuela, esquerda) votou pela manhã neste domingo (28) e prometeu reconhecer “o que quer que seja que os juízes eleitorais digam”.

O líder venezuelano fez a declaração a jornalistas e disse também que ‘não apenas reconhecerá como defenderá o resultado’ da eleição presidencial que ocorre hoje no país. 

Maduro foi a um colégio na capital, Caracas, poucos minutos depois de abrirem as urnas. Em seguida, disse que a campanha presidencial na Venezuela foi livre e aberta, apesar das críticas internacionais de perseguição de opositores do líder bolivariano.

Nas últimas pesquisas de opinião,ele está atrás por mais de trinta pontos percentuais. Edmundo Gonzalez, o candidato da oposição, é um ex-diplomata de 74 anos.

Gonzalez obteve o apoio até de alguns antigos apoiadores do partido no poder, mas a oposição e os observadores questionaram se a votação será justa, dizendo que as decisões das autoridades eleitorais e as detenções de funcionários da oposição têm como objetivo criar obstáculos.

Maduro, cuja reeleição em 2018 é considerada fraudulenta pelos Estados Unidos, entre outros, disse que o país tem o sistema eleitoral mais transparente do mundo e alertou para um “banho de sangue” caso perdesse.

Leia mais na CNN Brasil

Leia mais

Maduro fecha fronteiras e não quer volta dos refugiados no Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil