Lula se cala à suposta ameaça às eleições para não se indispor, diz PT

A assessoria do ex-presidente respondeu que Lula “não costuma comentar tudo” e opta por se manifestar sobre temas de suas entrevistas da semana

lula, ameaca, eleicoes, indispor, pt

Publicado em: 23/07/2021 às 16:56 | Atualizado em: 23/07/2021 às 16:56

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não comentou, até o momento e nem vai comentar, a notícia publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo de que o ministro da Defesa, general Braga Netto, teria enviado um recado ao Legislativo de que não haveria eleições em 2022 sem o voto impresso auditável. 

O assunto foi dos mais discutidos, na quinta-feira (22), em Brasília e foi desmentido tanto pelo Legislativo quanto pelo Executivo e Judiciário. 

O ministro Braga Netto foi o primeiro a desmentir a notícia, afirmando que não tem interlocutores para se dirigir a presidentes de poderes. 

Nesse sentido, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), a quem o recado teria sido dado, desmentiu a suposta ameaça. 

No Judiciário, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) descartou a suposta ameaça às eleições, uma vez que Braga Netto e Arthur Lira não entenderam o recado como interdição ao pleito de 2022.

Reação petista

Segundo petistas ouvidos pela coluna do Igor Gadelha, do portal Metrópoles, Lula optou pelo silêncio, por ora, para não evitar ruídos com os militares, que têm demonstrado certa indisposição em relação à provável candidatura do ex-presidente ao Palácio do Planalto no próximo ano. 

A estratégia de reação de Lula, segundo Gadelha, foi discutida pelo ex-presidente nos bastidores em uma série de reuniões com aliados nessa quinta-feira (22), em São Paulo. Entre eles, está a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR). 

A reação, então, ficou por conta de Gleisi e outros parlamentares petistas, que criticaram nas redes sociais a possível ameaça e apresentaram tanto pedidos de convocação de Braga Netto na Câmara quanto notícia-crime contra o general no STF. 

Procurada, a assessoria de imprensa do ex-presidente afirmou que ele “não costuma comentar tudo”.  

Informou ainda que, geralmente, Lula opta por se manifestar sobre temas da semana em entrevistas. Uma, inclusive, está marcada para a próxima semana.

Com informações do Metrópoles

Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas