Lula acerta com Chile nova rota bioceânica para ampliar comércio
Presidentes dos países firmaram 13 acordos de parceria.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 23/04/2025 às 16:05 | Atualizado em: 23/04/2025 às 16:05
O presidente do Chile, Gabriel Boric, visitou oficialmente o Brasil nesta terça-feira (22), e Lula o recebeu em Brasília. Durante o encontro, os dois países assinaram 13 acordos de cooperação em áreas como segurança, ciência, agricultura, cultura, inteligência artificial e defesa.
Um dos principais temas da reunião foi o avanço da Rota Bioceânica de Capricórnio, parte das Rotas de Integração Sul-Americana.
Portanto, a via terrestre vai conectar portos brasileiros em São Paulo, Paraná e Santa Catarina aos portos chilenos de Iquique, Mejillones e Antofagasta, permitindo o escoamento direto de cargas para o Oceano Pacífico. A previsão é concluir a infraestrutura até 2026.
Nesse contexto, os dois países consideram a nova rota estratégica para dinamizar o comércio, facilitar o trânsito de pessoas e integrar ainda mais as economias sul-americanas.
Além disso, além dos acordos e da rota, os presidentes participaram do Fórum Empresarial Brasil-Chile, com ministros e empresários dos dois lados. O foco principal foi debater como ampliar as relações comerciais com base na nova rota.
Vale destacar que, só no primeiro trimestre de 2025, o comércio bilateral somou US$ 2,7 bilhões, com destaque para petróleo, carnes e automóveis exportados pelo Brasil e cobre, salmão e vinhos vindos do Chile.
Leia na íntegra em Gov.br.
Leia mais
COP-30: Lula e ONU fazem esforço para mobilizar países para evento
Foto: Ricardo Stuckert/Secom-PR