Lula manifesta tristeza pelo papa Francisco e alegria por Calderano
Em um domingo de contrastes, Lula lamenta a morte do Papa Francisco e celebra a conquista inédita de Hugo Calderano na Copa do Mundo de Tênis de Mesa.

Diamantino Junior
Publicado em: 21/04/2025 às 09:47 | Atualizado em: 21/04/2025 às 09:47
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou diante de dois acontecimentos marcantes para o Brasil e o mundo: a morte do Papa Francisco e a vitória histórica de Hugo Calderano na Copa do Mundo de Tênis de Mesa, em Macau.
Luto e reverência ao Papa Francisco
Em nota oficial, Lula lamentou profundamente o falecimento do Papa Francisco, a quem classificou como “uma voz de respeito e acolhimento ao próximo”.
O presidente destacou o legado do pontífice argentino, citando sua atuação em defesa dos pobres, dos refugiados e do meio ambiente, além de sua crítica contundente aos modelos econômicos que geram desigualdades.
“Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças”, escreveu o presidente.
Lula também relembrou os encontros que teve com o Papa ao lado da primeira-dama Janja e decretou luto oficial de sete dias no Brasil em homenagem ao Santo Padre.
Alegria com o feito inédito de Calderano
Na mesma data, Lula também fez questão de celebrar um marco esportivo inédito para o Brasil. O presidente parabenizou o mesa-tenista Hugo Calderano pela conquista da Copa do Mundo de Tênis de Mesa, em Macau, ao vencer o chinês Lin Shidong, número 1 do ranking mundial.
“Desempenho incrível do atleta top 5 do mundo que há quase 15 anos tem o apoio do Bolsa Atleta do Governo Federal. Parabéns, Hugo Calderano. Muito orgulho”, destacou Lula em suas redes sociais.
Foi a primeira vez que um atleta das Américas chegou à decisão e ao título do torneio, que reuniu 48 dos melhores competidores do mundo.
Um domingo de emoções extremas
O contraste entre as duas declarações do presidente revela a amplitude de sentimentos que marcaram o domingo de Páscoa e o feriado de Tiradentes, nesta segunda-feira, para o Brasil: o pesar profundo pela perda de um líder religioso global e a euforia nacional por uma conquista histórica no esporte.
Em ambos os casos, Lula destacou a importância dos valores de solidariedade, superação e justiça — tanto na fé quanto na competição.
Leia mais gov.br e redes sociais do presidente
Foto: Ricardo Stuckert/PR