No ranking de líderes mundiais, Lula é 11° e terceiro na América

Lula ficou em 11º lugar no ranking global de aprovação de líderes, com 40,8%. Ele é o 3º nas Américas, atrás de López Obrador e Javier Milei.

Diamantino Junior

Publicado em: 23/10/2024 às 10:19 | Atualizado em: 23/10/2024 às 10:19

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocupou a 11ª posição no ranking de aprovação de líderes globais, conforme pesquisa realizada pela Morning Consult Pro entre 25 de setembro e 1º de outubro de 2024. Lula teve 40,8% de aprovação e 52,9% de desaprovação, o que o coloca entre os líderes mais desaprovados do estudo.

Entre os líderes das Américas, Lula é o 3º, atrás do ex-presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador e do argentino Javier Milei.

O ranking, que incluiu 25 países, destaca o primeiro-ministro indiano Narendra Modi como o mais popular, com 72,7% de aprovação, enquanto o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol é o menos aprovado, com apenas 15,6% de apoio.

Na comparação com outros líderes mundiais, Lula ficou à frente de nomes como Joe Biden, que ocupa o 13º lugar, e Justin Trudeau, em 20º.

No entanto, o estudo mostra que todos os líderes a partir da 9ª colocação no ranking têm mais desaprovação do que aprovação.

A pesquisa considerou 25 países de diferentes continentes, com destaque para a Europa, que teve 14 líderes incluídos.

Leia mais

Aprovação de Lula cai para 51% e desaprovação sobe para 46%, diz pesquisa

Viola Amherd, da Suíça, é a líder europeia mais bem avaliada, com 59,0% de aprovação, enquanto Emmanuel Macron, da França, tem a pior avaliação no continente.

O ranking mostra a polarização das lideranças globais, com altos índices de desaprovação, e revela que a popularidade de líderes está muitas vezes ligada ao contexto político interno e às crises que cada país enfrenta.

Leia mais no Poder 360

Foto: Ricardo Stuckert/PR