Líder de Lula quer áudios do coronel na CPI dos golpistas
As gravações foram interceptadas pela Polícia Federal e divulgadas nesta segunda pela CNN

Mariane Veiga
Publicado em: 08/05/2023 às 22:22 | Atualizado em: 08/05/2023 às 22:35
Líder do governo Lula da Silva (PT) no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que pedirá à futura comissão mista sobre os atos golpistas do 8 de Janeiro a inclusão dos áudios em que o coronel Elcio Franco, ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, aparece articulando golpe de Estado com o ex-major do Exército Ailton Barros.
As gravações foram interceptadas pela Polícia Federal no âmbito da Operação Venire e divulgadas nesta segunda-feira 8 pela CNN Brasil.
Nas redes sociais, Randolfe, que foi vice-presidente da CPI da covid, lembrou que Franco foi investigado no escândalo da compra da vacina Covaxin.
Leia mais
Braço direito de Pazuello traz Bolsonaro de novo à trama de golpe
“É incrível como temos personagens do entorno do ex-presidente da República que se envolveram na tentativa golpista: coronel Elcio Franco, coronel Cid e outros. É ingenuidade, desconhecimento ou culpabilidade que tinha o ex-presidente Jair Bolsonaro”.
De acordo com os diálogos, o plano golpista flertava até com a mobilização de 1.500 homens das Forças Armadas para destituir os poderes do então comandante do Exército, o general Freire Gomes.
Dessa maneira, o movimento deveria ocorrer por meio do Batalhão de Operações Especiais da Força, uma unidade de elite da Força, chefiada pelo capitão Virgílio Marchi Garcia.
Leia mais em Carta Capital.
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado