Lesa Pátria: Polícia Federal amanhece nas ruas neste 8 de janeiro

Dessa vez, a Operação Lesa Pátria está atrás daqueles que financiaram e fomentaram os ataques do dia 8 de janeiro de 2023.

PF Operação Lesa Pátria

Neuton Correa, da Redação do BNC Amazonas*

Publicado em: 08/01/2024 às 06:53 | Atualizado em: 08/01/2024 às 08:02

No dia que a tentativa de golpe contra o estado brasileiro completa um ano, a Polícia Federal amanhece nas ruas.

Dessa vez, a Operação Lesa Pátria, número 23, está atrás daqueles que financiaram e fomentaram os ataques do dia 8 de janeiro de 2023.

Para esta fase, portanto, foram expedidos, pelo Supremo Tribunal Federal, 47 mandados judiciais. São 46 ordens de busca e apreensão e um de prisão preventiva.

A operação está acontecendo neste momento nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.

Assim, o STF determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Dessa maneira, as investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.

*Com informações da PF.

Leia mais

Operação mira o ‘bolso’ dos financiadores dos atos golpistas

Foto: reprodução/PF