Lava Jato: doleiro preso foi alvo de grampo ilegal na cela, revela STF

Youssef é a principal figura que desencadeou a operação.

Ednilson Maciel

Publicado em: 21/11/2024 às 11:42 | Atualizado em: 21/11/2024 às 11:42

O Supremo Tribunal Federal (STF) revelou que a Polícia Federal (PF), sob o comando da extinta operação Lava Jato, grampeou ilegalmente a cela em que o doleiro Alberto Youssef, em Curitiba.

O doleiro é visto como “pedra fundamental” dos achados da investigação. Como informa o g1.

Nesse sentido, hoje sua defesa cogita pedir a nulidade de seu acordo de colaboração, inclusive por conta da escuta ilegal.

Então, após dez anos, o ministro José Antônio Dias Toffoli, torna pública não só a petição da defesa de Youssef.

Assim como depoimentos de agentes da PF que, em campo na época da operação, chancelam as suspeitas da instalação de escutas ilegais.

Por exemplo, entre os mais impactantes, está o testemunho de uma policial que confirma que ter acompanhado a instalação do grampo ambiental na cela. Isso de maneira oculta, num momento em que Youssef e outros presos foram retirados do local.

Ela afirma que só depois, quando o próprio doleiro encontrou o grampo escondido na laje da carceragem, tomou conhecimento de que não havia autorização judicial para grampear as conversas no local — e de que, portanto, o grampo era ilegal.

Determinação

O ministro Toffoli não só tornou públicos os documentos, como determinou que eles sejam enviados a diversos órgãos, que podem reexaminar as consequências legais da ação de agentes da Lava Jato envolvidos no caso.

Entre eles o procurador-geral da República, o advogado-geral da União e o Tribunal de Contas da União. É que houve emprego de funcionários, recursos e equipamentos públicos para grampear a cela.

Na prática, a decisão de Toffoli reabre caminhos para apuração que estava adormecida.

Assim sendo, o levantamento do sigilo da decisão e dos depoimentos sobre a sindicância na PF marca nova etapa nos questionamentos aos métodos da Lava Jato.

Leia mais no g1.

Leia mais

Lava Jato: doleiro vai acusar Moro no STF de manipular processo

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)