INSS levanta quantos de 9 milhões de aposentados foram enganados

O aposentado ou pensionista que for notificado deverá indicar se autorizou ou não o desconto já na quarta-feira (14)

INSS levanta quantos de 9 milhões de aposentados foram enganados

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 13/05/2025 às 11:31 | Atualizado em: 13/05/2025 às 11:32

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) enviará a partir de hoje (13) uma notificação para 9 milhões de aposentados e pensionistas sobre  descontos em seus benefícios.

A mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS. Na mensagem, irão constar os descontos (valores) e os nomes das entidades. Como informa o ICL.

Dessa maneira, o aposentado ou pensionista que for notificado deverá indicar se autorizou ou não o desconto já na quarta-feira (14).

Assim, o aposentado irá informar ao INSS que não autorizou os débitos, para que o órgão inicie o processo de verificação com a entidade. A devolução não será automática.

Como resultado, os aposentados e pensionistas vítimas de descontos não autorizados de mensalidades associativas serão ressarcidos pelos prejuízos sofridos entre março de 2020 e março de 2025.

Então, para evitar cair em golpes, o aposentado não deve passar dados pessoais se receber ligações telefônicas nem acessar links enviados por WhatsApp, email ou SMS, pois o INSS não entrará em contato.

Como será feito

Ainda segundo a publicação, depois de o segurado confirmar que não permitiu o desconto, o INSS irá acionar as entidades.

Nesse sentido, será dado o prazo de 15 dias úteis para que a entidade comprove a filiação.

Caso a entidade não apresente o comprovante de autorização de desconto do beneficiário, deverá realizar o ressarcimento ao INSS, que fará o pagamento ao segurado assim que os valores forem recebidos.

Em suma, o pagamento dos valores será feito diretamente na conta em que o aposentado recebe seu benefício, sem envolver Pix ou outras transações bancárias.

Leia mais no ICL.

Leia mais

INSS diz que valores roubados de aposentados serão devolvidos na conta

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil