Coordenação do Inmetro anuncia novas medidas no Rio G. do Sul
Essas decisões foram tomadas devido aos danos causados pela catástrofe climática na região.

Diamantino Junior, da Redação do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 13/05/2024 às 17:00 | Atualizado em: 13/05/2024 às 19:37
Em razão da calamidade pública, que ocorre no estado do Rio Grande do Sul, a Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), decidiu implementar uma série de medidas técnicas até que a situação se normalize no estado.
As ações deverão ser implementadas pelos organismos de avaliação da conformidade, acreditados ou em processo de acreditação, localizados no Rio Grande do Sul e em todo o país.
Leia mais
Tragédia no Rio Grande do Sul faz Inmetro adiar provas de concurso
Portanto, as ações imediatas que devem ser implementadas são:
– adiamento de todas as avaliações e inspeções iniciais e de manutenção, presenciais ou remotas, pertinentes à acreditação e reconhecimento. Esta ação é válida apenas àqueles organismos localizados no território gaúcho;
– substituição dos profissionais residentes no Rio Grande do Sul, que estejam nas equipes de avaliação e inspeção, fora do estado. Caso existam avaliadores/inspetores com qualificação similar disponíveis. Na falta deles, os eventos deverão ser adiados.
– isenção de pagamento da anuidade de acreditação, por período determinado, àqueles organismos que foram seriamente afetados pelas enchentes. Dessa forma, os organismos devem fazer a devida justificação.
– não exigência da apresentação ou aceitação dos atuais certificados de verificação de cronotacógrafos, por período determinado. A inexigibilidade se dará na realização das inspeções de segurança veicular.
Motivos
Todas essas medidas do Inmetro são necessárias porque o Sistema de Gestão Integrado (SGI), portal do cronotacógrafo, portal de serviços do Inmetro nos estados, dentre outros, encontram-se hospedados na superintendência do Inmetro do Rio Grande do Sul.
E todos os sistemas informatizados do Inmetro foram afetados pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul e, por isso, encontrarem-se inoperantes.
A direção do Inmetro informa que as ações de excepcionalidades são válidas também a todos os organismos de avaliação da conformidade de âmbito nacional.
Foto: governo federal