Coordenação do Inmetro anuncia novas medidas no Rio G. do Sul

Essas decisões foram tomadas devido aos danos causados pela catástrofe climática na região.

Concurso Inmetro: Provas são remarcadas para 12 de maio

Diamantino Junior, da Redação do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 13/05/2024 às 17:00 | Atualizado em: 13/05/2024 às 19:37

Em razão da calamidade pública, que ocorre no estado do Rio Grande do Sul, a Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), decidiu implementar uma série de medidas técnicas até que a situação se normalize no estado.

As ações deverão ser implementadas pelos organismos de avaliação da conformidade, acreditados ou em processo de acreditação, localizados no Rio Grande do Sul e em todo o país.

Portanto, as ações imediatas que devem ser implementadas são:

– adiamento de todas as avaliações e inspeções iniciais e de manutenção, presenciais ou remotas, pertinentes à acreditação e reconhecimento. Esta ação é válida apenas àqueles organismos localizados no território gaúcho;

– substituição dos profissionais residentes no Rio Grande do Sul, que estejam nas equipes de avaliação e inspeção, fora do estado. Caso existam avaliadores/inspetores com qualificação similar disponíveis. Na falta deles, os eventos deverão ser adiados.

– isenção de pagamento da anuidade de acreditação, por período determinado, àqueles organismos que foram seriamente afetados pelas enchentes. Dessa forma, os organismos devem fazer a devida justificação.

– não exigência da apresentação ou aceitação dos atuais certificados de verificação de cronotacógrafos, por período determinado. A inexigibilidade se dará na realização das inspeções de segurança veicular.

Motivos

Todas essas medidas do Inmetro são necessárias porque o Sistema de Gestão Integrado (SGI), portal do cronotacógrafo, portal de serviços do Inmetro nos estados, dentre outros, encontram-se hospedados na superintendência do Inmetro do Rio Grande do Sul. 

E todos os sistemas informatizados do Inmetro foram afetados pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul e, por isso, encontrarem-se inoperantes.

A direção do Inmetro informa que as ações de excepcionalidades são válidas também a todos os organismos de avaliação da conformidade de âmbito nacional.

Foto: governo federal