Imposto de importação vai ser zerado no país, anuncia Alckmin
Saiba que produtos serão contemplados.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 23/04/2025 às 14:02 | Atualizado em: 23/04/2025 às 14:02
O governo federal decidiu revisar o regime de ex-tarifários para zerar o imposto de importação de produtos não fabricados no Brasil. Durante o evento Automec, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, apresentou a medida nesta terça-feira (23), destacando sua relevância para o setor automotivo.
Com essa iniciativa, a medida beneficia especialmente bens de capital, de informática e de telecomunicações que não tenham similares nacionais. Dessa forma, esses produtos terão isenção temporária da alíquota, com o objetivo de impulsionar a competitividade da indústria brasileira.
Nas palavras de Alckmin, “o que nós não fabricamos no Brasil, a gente zera o imposto de importação para poder importar e a indústria crescer”.
Por outro lado, o governo não pretende aplicar a mesma regra a itens que já são produzidos internamente. Com isso, busca proteger a produção nacional e fortalecer o setor industrial do país.
Além disso, o regime de ex-tarifários permite a entrada de máquinas, equipamentos e tecnologias de ponta, facilitando investimentos e atualizações industriais.
Segundo Alckmin, a revisão vai “separar bem” os casos em que há ou não fabricação no Brasil, o que garantirá maior precisão nas isenções.
Saiba mais em Investing.com.
Leia mais
Tarifaço contra a China pode gerar mais importação no Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil