Áudio: Hacker da ‘Vaza Jato’ entrega esquema para fraudar urnas

Áudios em poder da Polícia Federal trazem conversas do hacker nos quais ele afirma o pedido do presidente para tentar manipular aa urnas eletrônicas.

Diamantino Junior

Publicado em: 22/08/2023 às 10:11 | Atualizado em: 22/08/2023 às 10:11

O hacker Walter Delgatti Neto diz, em um áudio obtido pelo site Metrópoles, que havia sido convidado para se reunir com o então presidente Jair Bolsonaro no ano passado para “configurar o código-fonte para dar o resultado que eles querem”.

O que aconteceuDelgatti afirma que a estratégia é criar instabilidade no funcionamento das urnas. “Eles vão pegar agora uma urna. Eles mesmo vão fazer isso”. A gravação foi divulgada hoje pelo Metrópoles, que afirma que a Polícia Federal e a CPMI no Congresso ainda não tiveram acesso.

O programador, preso após invadir os computadores do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), explica que as investidas tinham como objetivo provocar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a autorizar a fiscalização das urnas por militares, para depois contestar uma possível vitória de Lula (PT).Um vídeo obtido pelo Metrópoles mostra o hacker, em 9 de agosto, dentro do hotel Phenícia, em Brasília. Ele aparece conversando com um funcionário do local. No dia seguinte, ele se encontraria com Bolsonaro no Palácio do Alvorada após ser levado por um motorista que utilizava um carro com placa fria.

Leia mais no UOL

Foto: divulgação