Governo Lula planeja banir o uso de celular em escolas

Medida, válida tanto para escolas públicas quanto privadas, deve ser anunciada em outubro

Bolsonaro veta Projeto de Lei que beneficia professores e alunos com internet

Mariane Veiga

Publicado em: 22/09/2024 às 11:54 | Atualizado em: 22/09/2024 às 14:08

O governo Lula da Silva (PT) prepara um pacote de medidas para tentar conter os prejuízos do excesso de telas, dentre elas o banimento do uso de celular nas escolas de todo o país.

O anúncio, segundo publicação da Folha de São Paulo, deverá acontecer em outubro, mês em que se comemoram o Dia das Crianças e o do Professor.

“Nós estamos trabalhando na elaboração de um projeto de lei porque, na nossa avaliação, uma ‘recomendação’ seria muito frágil”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.

“Nosso objetivo é oferecer às redes de ensino segurança jurídica para que possam implementar as ações que estudos internacionais já apontam como mais efetivas, no sentido do banimento total [dos celulares nas escolas]”, disse.

Leia mais

Uso do celular em sala de aula é proibido em várias partes do mundo

Segundo o ministro, “os estudos mostram que o banimento tem impacto positivo não apenas na atenção em sala de aula e no desempenho dos estudantes, mas também na saúde mental dos professores”.

Camilo mencionou o relatório da Unesco (braço da ONU para Educação, a Ciência e a Cultura) que recomendou fortemente restrições e até o banimento total do celular nas escolas, apontando uma relação entre o uso da tecnologia e as dificuldades de aprendizado, além de problemas de saúde mental.

O ministro argumentou que o relatório mostra que um entre quatro países já proíbe ou tem política de redução de celular em sala de aula.

O documento é do ano passado e, de lá para cá, as restrições aumentaram internacionalmente.

Leia mais na Folha.

Foto: Reprodução/EBC