Governo lança programa de R$ 5 bi para integrar Amazônia ao país

Iniciativa prevê conectar os sistemas isolados, que usam geração de energia elétrica a diesel, ao SIN

Mariane Veiga

Publicado em: 19/08/2023 às 17:21 | Atualizado em: 19/08/2023 às 17:45

O governo federal criou nesta quinta-feira (17) o programa de descarbonização Energias da Amazônia, que prevê investimento de R$ 5 bilhões para conectar os sistemas isolados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O decreto 11.648, que institui a iniciativa, foi publicado no Diário Oficial.

Entre as principais ações previstas no programa estão a instalação de redes de transmissão e distribuição de energia elétrica para interligar os sistemas isolados ao SIN, a construção de usinas para gerar energia de fontes renováveis ou com combustíveis de baixo carbono, como biomassa, biocombustíveis líquidos, biogás e aproveitamento energético de resíduos, além da integração de diferentes localidades isoladas ou remotas.

Leia mais

Plano para descarbonizar Amazônia começa em agosto, diz ministro

Outras atividades previstas são a instalação de sistemas de gestão inteligente e digital de redes elétricas, implantação de programas de redução de perdas, de eficiência energética e de resposta da demanda e importação de energia elétrica que reduza emissões de gases de efeito estufa.

O projeto pretende ainda treinar a população para instalar, operar e fazer manutenção de equipamentos para a geração das fontes renováveis e o armazenamento de energia elétrica.

Leia mais em EPBR.

Foto: Divulgação/Aggreko