Governo abre mais de 800 vagas em concursos que incluem Inpa

Instituto de Pesquisa da Amazônia é o segundo com mais vagas

Servidores denunciam a ministro que Inpa pode desaparecer

Ferreira Gabriel

Publicado em: 17/07/2023 às 17:44 | Atualizado em: 18/07/2023 às 12:00

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou a realização de concursos públicos com total de 814 vagas, sendo 676 em 17 unidades de pesquisa e 138 no próprio Ministério.

Para as unidades de pesquisa, estão previstas 253 vagas para o cargo de Pesquisador, 265 para o de Tecnologista e 158 para o de Analista em Ciência e Tecnologia. A quantidade de vagas de Analista poderá variar em 10% para mais ou para menos, segundo a publicação.

Já para o Ministério, todas as vagas são de Analista em Ciência e Tecnologia. Os candidatos deverão ter ensino superior completo. O anúncio ocorreu em portarias publicadas na última quinta (13).

As instituições de pesquisa com mais vagas previstas são o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com 132; o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), com 75; e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), com 53. O quadro completo pode ser conferido na portaria.

A diretoria de cada instituto ficará responsável pela realização do concurso para sua unidade, podendo formar consórcio com outras. Cada concurso terá seu edital publicado até o dia 10 de setembro.

Os concursos serão os primeiros para o ministério desde 2012, segundo a própria pasta.

Leia mais na matéria de Gabriel Tussini em Oeco

Leia mais

Amazônia pode ter PIB de R$ 40 bilhões/ano com bioeconomia

Foto: Paulo Mindicello/Inpa