Governador de SP quer que Bolsonaro vá conversar com Trump e ‘salvar’ Brasil
Tarcísio de Freitas pediu ao STF que autorize Bolsonaro a viajar aos Estados Unidos.

Publicado em: 12/07/2025 às 09:16 | Atualizado em: 12/07/2025 às 09:31
Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) tentou viabilizar uma reaproximação entre Jair Bolsonaro e Donald Trump no auge da crise comercial entre os dois países.
Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o governador de São Paulo chegou a procurar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para defender que Bolsonaro fosse liberado para viajar aos EUA.
De acordo com ele, o argumento de Tarcísio foi que o ex-presidente poderia interceder pessoalmente com Trump para reverter a tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros.
No entanto, a proposta causou espanto na Corte, que recusou o pedido. Isso porque ministros consideraram que Bolsonaro está impedido de sair do país, sem prerrogativa diplomática e com risco de fuga.
Além disso, segundo a reportagem, aliados do ex-presidente tentavam articular a viagem com apoio do Legislativo. Segundo os planos, a comitiva incluiria Bolsonaro, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Ainda de acordo com as informações, a agenda previa conversas sobre uma possível proposta de anistia a ser apresentada no Congresso Nacional.
Essa articulação ocorre pouco depois de Trump enviar uma carta a Lula classificando o julgamento de Bolsonaro como “vergonha internacional” e associando o STF a ataques à liberdade de expressão.
Em resposta, o governo brasileiro devolveu a carta, afirmando que o tom era inadequado.
Saiba mais no Congresso em Foco.
Leia mais
Câmara não age, deputados recorrem ao STF contra Eduardo Bolsonaro
Foto: Agência Brasil