Golpistas se animam com projeto da anistia na votação de Ramagem
Decisão com 315 votos favoráveis fortalece expectativa de aprovação da anistia aos condenados pelo 8 de janeiro.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 08/05/2025 às 14:46 | Atualizado em: 08/05/2025 às 14:49
A suspensão da investigação contra Alexandre Ramagem (PL-RJ) no STF reacendeu o otimismo de bolsonaristas sobre a anistia dos condenados pelo 8 de Janeiro.
A Câmara aprovou a suspensão com 315 votos favoráveis e 143 contrários na noite de quarta-feira (7). A votação superou o número necessário até para aprovar uma PEC.
Parlamentares da base do governo Lula, incluindo do PSB, partido do vice-presidente Alckmin, também apoiaram o bolsonarista Ramagem.
“Anistia será um placar bem parecido [com a votação do Ramagem]”, afirmou o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), articulador da proposta no Congresso.
O principal obstáculo dos bolsonaristas agora é convencer o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a colocar a anistia na pauta.
Motta patrocinou a votação de Ramagem como resposta às “interferências” do STF, segundo aliados. Mas resiste a pautar o projeto da anistia.
A votação de Ramagem também foi interpretada como gesto para acalmar bolsonaristas, depois de Motta evitar até a urgência da proposta da anistia.
Leia na íntegra em Metrópoles.
Leia mais
Grito por anistia de Bolsonaro e seus golpistas tem pior público
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil