Fraude no INSS: começa nesta segunda reembolso de descontos indevidos

Estorno de R$ 292 milhões será feito entre 27 de maio e 6 de junho; beneficiários não precisam solicitar devolução

Atendimento do INSS a autistas é alvo de investigação do MPF

Mariane Veiga

Publicado em: 25/05/2025 às 17:22 | Atualizado em: 25/05/2025 às 17:28

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa nesta segunda-feira (27) a devolver os valores de mensalidades associativas descontadas indevidamente na folha de abril.

Cerca de R$ 292 milhões serão estornados a aposentados e pensionistas entre os dias 27 de maio e 6 de junho, junto ao pagamento regular dos benefícios.

Segundo o INSS, os descontos foram mantidos porque a folha de abril já estava fechada quando o governo determinou a suspensão desses débitos.

Os valores não foram repassados às entidades e estão sendo devolvidos diretamente aos beneficiários, que não precisam tomar nenhuma providência.

Leia mais

Fraude no INSS: definida devolução de descontos indevidos de aposentados

No entanto, o instituto alerta para golpes e reforça que informações oficiais são divulgadas apenas pelo portal Meu INSS e pelo telefone 135. Quem desejar contestar descontos feitos antes de abril pode registrar o pedido nesses canais.

O INSS também informou que, desde a última sexta-feira (23), a autorização para novos empréstimos consignados requer identificação biométrica no aplicativo da entidade.

As informações são de Agência Brasil

Foto: Divulgação/Agência Brasil