Fordlândia, cidade fantasma na Amazônia que pode ser tombada

MPF fez uma recomendação para que o Iphan realize o tombamento de cidade abandonada por Ford na Amazônia

Mariane Veiga

Publicado em: 21/09/2023 às 22:39 | Atualizado em: 22/09/2023 às 18:22

O MPF (Ministério Público Federal) no Pará fez uma recomendação para que o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) realize o tombamento do patrimônio histórico e cultural do distrito de Fordlândia, localizado no município de Aveiro (PA), na Amazônia.

“A inércia dos órgãos responsáveis em preservar o Distrito de Fordlândia como patrimônio cultural tem colocado em risco sua conservação”, alegou o MPF.

Prédios históricos

Na década de 1920, o empresário Henry Ford fez um ambicioso projeto no coração da Amazônia, batizado de Fordlândia.

Ford queria reduzir a dependência das plantações de borracha no sudeste da Ásia e acreditava que poderia criar sua própria fonte de borracha na América do Sul, o que daria uma maior autonomia para sua empresa e, consequentemente, a uma redução nos custos de produção.

A cidade planejada tinha como objetivo suprir a demanda por borracha para a produção de pneus de automóveis.

O local foi inaugurado em 1928, mas acabou abandonado na década de 1940. Abrigou, por mais de uma década, empregados de Henry Ford que trabalharam na extração e produção de borracha para abastecer a fábrica da Ford nos EUA.

A ideia era inspirada no estilo americano para essas obras, com ruas largas, casas para os trabalhadores, hospital, escola e igreja. Mas o projeto enfrentou uma série de problemas.

As instalações da cidade planejada no meio da Amazônia reúnem reconhecidos valores histórico, arquitetônico e paisagístico.

Leia mais no UOL.

Foto: Agência Pará