Auditores da RF: fim da greve deve normalizar fluxo de mercadoria

A greve dos auditores da Receita Federal chegou ao fim após 81 dias. A categoria aceitou a proposta do governo e os serviços voltam ao normal.

Diamantino Junior

Publicado em: 09/02/2024 às 13:10 | Atualizado em: 09/02/2024 às 13:11

Após 81 dias de paralisação, os auditores da Receita Federal aceitaram a proposta do governo federal e encerraram a greve da categoria. A decisão foi anunciada pelo Sindifisco, após três dias de assembleia virtual.

Volta ao trabalho imediata

Segundo o presidente do sindicato, Isac Falcão, a volta ao trabalho deve acontecer de forma imediata. Os auditores-fiscais estão ansiosos para retomarem as suas atividades e normalizarem os serviços efetuados pela Receita Federal.

Proposta razoável

“Embora não atenda a todos os pleitos da categoria, consideramos que a proposta feita pelo Ministério da Fazenda foi razoável”, disse Falcão.

Mobilização até a assinatura do acordo

Apesar do anúncio de fim da greve, os auditores devem manter um “estado de mobilização” até a assinatura do decreto que sela o acordo com o governo. Isso deve acontecer em até 15 dias úteis.

Transtornos durante a greve

A greve dos auditores da Receita Federal causou uma série de transtornos para a população brasileira. Milhares de compras ficaram paradas em portos e aeroportos do país, afetando as compras de fim de ano. Além disso, os grevistas também fizeram uma operação padrão para liberar apenas produtos essenciais e até mesmo inspeções rigorosas em bagagens nos principais aeroportos do país.

Normalização do fluxo

Com o fim da greve, a expectativa é de que o fluxo de importações e exportações seja normalizado dentro dos próximos dias.

Leia mais no tudocelular

Foto: Gibran Mendes/fotospúblicas