Filho de brasileiros é cassado no Congresso dos Estados Unidos
A votação contou com 311 votos a favor da expulsão, superando os necessários 287 votos.

Diamantino Junior
Publicado em: 01/12/2023 às 17:09 | Atualizado em: 01/12/2023 às 18:27
Nesta sexta-feira (1º/12), o deputado republicano George Santos teve seu mandato cassado pelo Congresso dos Estados Unidos. Filho de imigrantes brasileiros, Santos enfrenta acusações de envolvimento em crimes financeiros, revelados por um relatório, embora ele negue todas as alegações.
Durante a sessão, 311 deputados votaram a favor da expulsão do republicano, enquanto 114 se posicionaram contra.
Para a cassação, eram necessários 287 votos, correspondentes a dois terços da Câmara.
Este é o primeiro caso de expulsão da Câmara dos Representantes desde 2002, sendo apenas o sexto legislador a sofrer tal punição.
Esta foi a terceira tentativa do Congresso de cassar o mandato de Santos, que afirmou em coletiva de imprensa antes da sessão que o cassou: “Isso é perseguição.”
Leia mais
Lavagem de dinheiro leva deputado brasileiro nos EUA à prisão
Duas semanas atrás, um relatório do Comitê de Ética da Câmara, composto por legisladores republicanos e democratas, identificou “enormes evidências” de má conduta por parte de Santos.
O relatório alegou que o congressista havia “tentado explorar de maneira fraudulenta todos os aspectos de sua candidatura à Câmara para seu próprio benefício financeiro”.
Quem é o brasileiro?
Filho de pais brasileiros, George Santos, de 34 anos, foi o primeiro parlamentar abertamente gay do Partido Republicano dos Estados Unidos (EUA) eleito.
Conforme publicação do Metrópoles, o deputado pelo estado de Nova York é aliado de Donald Trump.
Como resultado, Santos conquistou 142.472 votos, e garantiu a cadeira com 54,1% da preferência do eleitorado local.
Dessa forma, ele venceu o democrata Robert Zimmerman, no 3º Distrito do Congresso de Nova York, em uma disputa considerada histórica.
Assim, pela primeira vez, dois candidatos abertamente homossexuais concorreram à mesma vaga.
Sobretudo, fruto do relacionamento de mãe fluminense com um pai mineiro, o deputado nasceu no bairro Queens, em Nova York.
Dessa maneira, a vitória dele foi considerada surpreendente, dado o histórico da cidade, que costuma eleger candidatos democratas.
“Conseguimos! #NY03 falou! Eu prometi uma coisa durante toda a campanha: ser seu campeão em DC. Obrigado por esta oportunidade de ser a sua voz!”, comemorou Santos após a confirmação da vitória, no Twitter.
Da mesma forma, em um comunicado após sair o resultado, Santos prometeu fazer oposição ao governo de Joe Biden. “Ainda há muito a fazer pelo país. O sonho americano ainda está em perigo sob a administração de Biden”, defendeu, no Twitter.
E completou: “Usarei minhas habilidades para aliviar a pesada inflação e tornar nossas comunidades seguras.”
Leia mais no Metrópoles.
Leia mais no Correio Braziliense
Foto: Getty