Extrema-direita aumentou em 300% ataques ao STF e TSE nas redes

"Na maioria das vezes, o objetivo dos comentários é esvaziar a importância do STF e TSE no cenário brasileiro", diz pesquisadora.

Extrema-direita aumentou em 300% ataques ao STF e TSE nas redes

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 14/07/2022 às 07:30 | Atualizado em: 14/07/2022 às 07:30

Extrema-direita que apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou em 300% os ataques nas redes sociais aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

O levantamento feito pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política (COMP) da PUC-Rio constatou o aumentos desses ataques.

Segundo informação do Uol, as altas mais evidentes são registradas no YouTube e no TikTok.

Por exemplo, no YouTube, os vídeos com menções críticas ou ofensivas nos canais bolsonaristas eram 384 em janeiro.

Assim, de lá para cá, as publicações vieram crescendo mensalmente. Em maio o registro foi de 1524 vídeos (alta de 300%). Houve ligeira baixa em junho: 1409.

De acordo com a pesquisadora Letícia Capone disse:

“Toda a semana há acontecimentos específicos envolvendo algum ministro ou algum dos tribunais que ganham destaque no meio da extrema-direita”.

Ao mesmo tempo ela acrescentou: “Na maioria das vezes, o objetivo dos comentários é esvaziar a importância do STF e TSE no cenário brasileiro”.

Dessa forma, no TikTok, o levantamento é feito por hashtags que tenham termos que explicitam algum risco a estabilidade democrática.

Portanto, somente até maio deste ano, a hashtag tem 1.861.563 curtidas em vídeos assistidos 31.681.454 vezes – o que indica que este ano vai superar em muito o ano passado.

Leia mais no Uol.

Leia mais

Estratégia das redes bolsonaristas volta ser ataques ao STF e TSE

Foto: EBC