Ex-ministro do STF e ex-PGR morre aos 85 anos
O jurista Sepúlveda Pertence estava internado há cerca de uma semana no Hospital Sírio-Libanês, na capital federal, e sofreu falência múltipla dos órgãos

Ferreira Gabriel
Publicado em: 02/07/2023 às 09:24 | Atualizado em: 02/07/2023 às 09:25
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e advogado Sepúlveda Pertence, de 85 anos, morreu na madrugada deste domingo (2), em Brasília.
O jurista estava internado há cerca de uma semana no Hospital Sírio-Libanês, na capital federal, e sofreu falência múltipla dos órgãos.
Natural de Minas Gerais, Sepúlveda foi indicado ao Supremo em 1989, pelo então presidente da República José Sarney. Entre 1995 e 1997, ele assumiu a presidência da Corte, da qual se aposentou em 2007. Desde então, dirigia um escritório de advocacia, no Lago Sul.
O ex-ministro foi procurador-geral da República antes de ser indicado por Sarney ao Supremo. Em 2018, ele integrou a defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a convite de Cristiano Zanin.
A informação da morte foi comunicada pelos filhos de Sepúlveda, Pedro Paulo, Evandro Luiz e Eduardo José Castello Branco Pertence.
“Com um aperto no coração, mas cientes do caráter inexorável do destino, informamos que nosso amado pai, Sepúlveda Pertence, faleceu na madrugada deste domingo, no hospital Sírio Libanês, onde estava internado há mais de uma semana. Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas ainda hoje”.
Leia mais no Metrópoles
Leia mais
“Não é problema meu”, diz Lula sobre Bolsonaro inelegível
Foto: TSE/Divulgação