EUA confirmam tarifas contra o Brasil a partir de 1º de agosto
“Sem prorrogações, sem mais períodos de carência, em 1º de agosto"

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 27/07/2025 às 13:16 | Atualizado em: 27/07/2025 às 13:20
Os Estados Unidos (EUA), por meio do secretário de Comércio norte-americano, Howard Lutnick, confirmou neste domingo (27) que as tarifas impostas pelo país ao Brasil começarão a valer no dia 1º de agosto.
Nesse sentido, o anúncio foi feito durante entrevista à Fox News e divulgado nas redes sociais pela Casa Branca.
“Sem prorrogações, sem mais períodos de carência, em 1º de agosto, as tarifas serão definidas. Elas entrarão em vigor. A alfândega começará a arrecadar o dinheiro”, afirmou Lutnick.
Dessa maneira, a medida integra a estratégia do presidente Donald Trump para pressionar países considerados “injustos” nas relações comerciais com os EUA. Como informa o Estado de Minas.
Como resultado, o Brasil é o mais atingido, com tarifa de 50% sobre todas as exportações nacionais, mas outros 24 países também foram incluídos, como África do Sul, União Europeia, Japão, Canadá e México.
A princípio, a tensão comercial ganhou novos contornos em 9 de julho. Na ocasião, Trump publicou uma carta ao presidente Lula, comunicando a aplicação da tarifa de 50% ao Brasil.
Segundo a publicação, ele alegou razões políticas e comerciais para justificar a decisão.
Na carta, Trump criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro por supostas ações de censura contra plataformas de redes sociais dos EUA.
“Centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS”, escreveu o republicano, referindo-se à atuação do ministro Alexandre de Moraes em investigações sobre desinformação.
Leia mais no Estado de Minas.
Leia mais
Tarifa de Trump é arma de coerção ao Brasil, critica China
Foto: Agência Brasil/EBC