Estudantes de medicina zombam de paciente e família leva à polícia

Duas mulheres espalharam vídeo em rede social para ironizar jovem que faleceu. VEJA VÍDEO!

Mariane Veiga

Publicado em: 09/04/2025 às 21:21 | Atualizado em: 09/04/2025 às 21:55

A Polícia Civil de São Paulo abriu um inquérito por injúria contra duas estudantes de medicina após a família de Vitória Chaves da Silva, de 24 anos, denunciar um vídeo publicado no TikTok em que o caso da jovem foi exposto de forma considerada ofensiva.

Vitória, que faleceu em fevereiro após três transplantes de coração e um de rim, foi citada indiretamente no vídeo por Gabrielli Farias de Souza e Thaís Caldeiras Soares Foffano, que afirmaram que um dos transplantes falhou por erro da paciente ao não tomar a medicação corretamente.

A família contesta a versão, afirmando que a rejeição foi causada por uma doença do enxerto, condição comum em transplantados, segundo laudo médico.

Leia mais

Em disputa com STF, MEC limita novas vagas em cursos de medicina

Além disso, alega que as estudantes nunca tiveram contato direto com Vitória, tendo realizado apenas um estágio de 30 dias no Instituto do Coração (InCor).

O vídeo foi considerado ofensivo pelos parentes e, mesmo apagado posteriormente, motivou boletim de ocorrência e acionamento do Ministério Público. O inquérito é de ação penal privada, e a família poderá apresentar queixa-crime. Também é possível o ingresso com ação civil por danos morais.

Segundo a família de Vitória, que pede uma retratação pública em vídeo, a exposição gerou críticas injustas à jovem e agravou o sofrimento após sua morte.

Leia mais no G1.

Veja vídeo

Foto: reprodução