A experiência de um escritor pelas belezas turísticas do Amazonas

Parintins

Publicado em: 28/07/2019 às 15:27 | Atualizado em: 28/07/2019 às 15:27

O blog Check-in, de Wesley Faraó Klimpel, na Folha, publica neste final de semana a experiência vivida pelo jornalista e escritor Jonas Reis, autor do livro “Viagem à alma do Brasil”, em roteiro de seis meses pelo país.

Cidades e as atrações turísticas do Amazonas fizeram parte dessa expedição.

“Eu havia metido na cabeça fazer uma viagem à alma do Brasil. Desta vez não seria um turista feliz rumo a destinos elaborados, lugares arrumadinhos, monumentos lustrosos. Seria pé no chão, janela de ônibus, balanço de trem, barcos na Amazônia, camas de albergue, histórias e muita história. Foi assim que vi o melhor do país”, escreve Reis.

Segundo ele, “não dá para detalhar neste espaço, descrever a emoção da estrada, os caminhos percorridos. Aqui, mostro o roteiro”.

Em Manuas, Jonas Reis começa pelo centro histórico da cidade do grande Teatro Amazonas e do mercado municipal.

O autor conta que segue para Novo Airão, onde conheceu  uma espécie de Buda, louro, no Instituto Dharma, à beira da floresta. Em seguida, a caminho de Boa Vista atravessa as terras dos índios Waimiri Atroari e depois entra na Venezuela para subir o monte Roraima numa aventura de seis dias. De volta a Manaus, ele narra que toma um barco e chega a Parintins, para conhecer  o espetáculo dos bois Garantido e Caprichoso .

Reis, também de barco, conheceu Maués, a terra do guaraná, e a Barreirinha do poeta Thiago de Mello.

Entre Santarém e Óbidos refaz num barco-fantasma viagem que terminou em naufrágio e morte de mais de 300 pessoas, e ao continuar descendo o rio Amazonas, em Macapá, pisa em dois hemisférios ao mesmo tempo.

A “Viagem à alma do Brasil” do escritor se despede do Norte a bordo do trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás com 16 horas até São Luís, no Maranhão, onde o abraço se estende ao Nordeste.

Quer mais? Está tudo contado em detalhes no livro “Viagem à Alma do Brasil” ( edição em inglês, “Trip out to the soul of Brazil”), disponível em várias plataformas digitais.

 

 

Foto: BNC Amazonas