Entidade diz que vai encerrar ajuda financeira a golpistas presos pelo 8/1
Integrantes da associação dizem sofrer ataque e calúnias

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 21/05/2025 às 16:17 | Atualizado em: 21/05/2025 às 16:17
A Asfav – Associação de Familiares e Vítimas de 8 de Janeiro anunciou que vai encerrar a ajuda financeira que vinha prestando aos golpistas presos pelos atos de 8/1, na Praça dos Três Poderes.
Conforme informação do ICL, o comunicado foi feito no último domingo (18) e deve ser efetivado no mês que vem, junho.
Assim, a decisão surgiu após os integrantes do grupo “sofrerem sucessivos ataques, calúnias e acusações de estarem se apropriando dos recursos financeiros que são doados”.
É o que a Asfav relatou, portanto, em comunicado publicado pela organização nas redes sociais.
“Desta forma, não nos resta outra opção que não seja encerrar com o trabalho de ajudas financeiras”, disse o grupo, acrescentando que a medida está sendo tomada com “muito pesar”.
Golpistas do 8 de janeiro
Dessa forma, fundada em maio de 2023 pela advogada Gabriela Ritter, a entidade informou que os pagamentos serão realizados até junho.
Ainda conforme a publicação, depois, a chave pix disponibilizada nas redes sociais será descontinuada.
“Informamos que continuaremos com o trabalho político e jurídico da associação, bem como o atendimento voluntário dos advogados e psicólogos da Asfav”, afirma a organização.
Comunicado
COMUNICADO ASFAV SOBRE O ENCERRAMENTO DO TRABALHO DE AJUDAS FINANCEIRAS
A Associação de Familiares e Vítimas de 08 de janeiro – ASFAV, vem, com muito pesar, comunicar que está encerrando o trabalho de ajuda financeira-social.
Pelo fato de que membros e advogados desta associação vêm sofrendo sucessivos ataques, calúnias e acusações de estarem se apropriando dos recursos financeiros que são doados para esta instituição.
Desta forma, não nos resta outra opção que não seja encerrar com o trabalho de ajudas financeiras.
Reiteramos que todas as prestações de contas da ASFAV são públicas e podem ser acessadas no Youtube da Associação, através do link: (https://www.youtube.com/watch?v=NWor6czUFT0&list=PL7ZUAUmkdZTLpi_lwmVaePQ7_ywYlB2DS)
Por fim, informamos que continuaremos com o trabalho político e jurídico da associação, bem como o atendimento voluntário dos advogados e psicólogos da ASFAV.
Atenciosamente
Equipe ASFAV.
Leia mais no ICL.
Leia mais
Seis amazonenses são presos pelo terror do 8 de Janeiro no DF
Foto: reprodução/YouTube