Só 1 aluno da rede pública teve nota máxima na redação do Enem 2024
O Enem 2024 teve apenas 12 redações nota mil, menor número da década. O MEC atribui a queda ao rigor na correção e ao tema acessível sobre a herança africana.

Diamantino Junior
Publicado em: 13/01/2025 às 13:07 | Atualizado em: 13/01/2025 às 13:07
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 apresentou o menor número de redações com nota máxima dos últimos dez anos. Apenas 12 alunos alcançaram a pontuação máxima, segundo o Ministério da Educação (MEC), evidenciando uma queda em relação a edições anteriores. Em 2022, por exemplo, 18 alunos atingiram essa marca, o menor número até então.
Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (13/1). O Enem, principal porta de entrada para universidades públicas no Brasil, contou com 180 questões e uma redação cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A proficiência média da redação foi de 660 pontos, registrando um aumento de 15 pontos em comparação a 2023.
Distribuição das redações nota mil
Entre os estados com redações nota mil, apenas Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram mais de um aluno com essa conquista.
As outras redações de destaque vieram de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. Porém, somente uma redação da rede pública alcançou a nota máxima, enquanto as demais são de instituições particulares.
Rigor na correção
Especialistas atribuem o baixo número de notas mil a um rigor maior na correção. Sérgio Paganim, professor de redação, explicou que a banca adotou critérios mais exigentes, considerando o tema acessível aos estudantes. “Com um tema mais simples, a banca se torna mais rigorosa, cobrando repertório e linguagem mais articulados”, disse Paganim.
Outro fator foi a orientação do Inep para corretores descontarem pontos de redações que utilizassem modelos pré-fabricados, vendidos na internet.
Desempenho por áreas e abstenção
As notas máximas por área variaram de 796 em Linguagens a 962 em Matemática. A abstenção caiu de 28,1% em 2023 para 26,5%, um indicativo de maior adesão, mas ainda preocupante considerando as 4,3 milhões de inscrições confirmadas.
Leia mais
Lula destaca 100% no Amazonas dos alunos do 3º ano no Enem
O Enem 2024 reflete desafios educacionais, com maior rigor na avaliação e a necessidade de reforçar práticas pedagógicas que valorizem repertórios autênticos e desenvolvam competências críticas nos alunos.
Leia mais no g1
Foto: reprodução