Empresas confirmam ouvir conversas pelo microfone do seu celular
MindSift e Cox Media Group, empresas de marketing dos EUA, reconhecem a prática de ouvir conversas de usuários por meio de microfones de dispositivos para direcionar publicidade.

Diamantino Junior
Publicado em: 20/12/2023 às 11:51 | Atualizado em: 20/12/2023 às 11:51
Duas empresas de marketing dos Estados Unidos, a MindSift e a Cox Media Group (CMG), admitiram publicamente que utilizam o microfone dos celulares de usuários pelo mundo para bisbilhotar conversas, entender o conteúdo e direcionar publicidade a essas pessoas por meio de anúncios microssegmentados.
A CMG, por exemplo, chama essa prática de “Audição Ativa”, com capacidade de identificar consumidores “a partir de conversas casuais em tempo real”, afirma o site 404 Media a partir de documentos de divulgação da companhia para atrair clientes. Essa tecnologia aconteceria por meio de microfones instalados em smartphones, TVs inteligentes e outros dispositivos.
“O que significaria para a sua empresa se você pudesse atingir clientes potenciais que estão discutindo ativamente a necessidade de seus serviços em suas conversas diárias? Não, não se trata de um episódio de Black Mirror — são os dados de voz, e a CMG tem os recursos para usá-los a seu favor”, dizia a empresa em seu site, até deletar a página após contato do 404 Media, cuja reportagem confirmou a informação por meio do site WayBack Machine, cujo propósito é arquivar páginas da Web.
A MindSift faz afirmação semelhante.
Dois dos três fundadores da empresa de marketing disseram publicamente, em um podcast “Real Business Roundtable”, que a tecnologia da companhia ouve conversas de usuários.
“Eu vou dizer, tipo, ‘Ei, você já falou algo e viu um anúncio disso?’. Nós somos os caras. Somos nós. Distribuímos a tecnologia, que está conosco há um tempo, mas a tocha já foi passada”, declarou o fundador e vice-presidente Andy Galeshahi.
O site da MindSift também confirma que faz essa escuta por meio de tecnologia de análise de dados de voz de milhões de dispositivos.
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A empresa diz que “é possível saber exatamente quando alguém está em busca de algo no mercado para praticamente qualquer produto ou serviço em tempo real, o que dá à empresa de vendas uma vantagem significativa sobre a concorrência”, diz o 404 Media, citando o site da MindSift.
O 404 Media acrescenta que nenhuma das duas empresas explica como a tecnologia funciona, levantando dúvidas sobre a eficácia do serviço oferecido pela CMG e MindSift.
Como evitar que seu celular ‘ouça’ você
Tanto o Google (dono do Android) quanto a Apple (dona do iPhone) permitem que usuários desativem o uso do microfone para alguns aplicativos.
No Android, siga estes passos para desativar a câmera e microfone de alguns apps:
Deslize de cima para baixo na tela duas vezes;
Toque no bloco da câmera ou do microfone para desativar o acesso a eles;
Se os blocos não estiverem lá, toque em Editar ou Adicionar na parte de baixo das Configurações Rápidas;
Toque e arraste o bloco para adicioná-lo às Configurações rápidas.
No iPhone, siga estes passos para desativar o microfone e câmera de aplicativos:
Acesse Ajustes, e clique em Privacidade e Segurança;
Toque em um recurso de hardware, como Câmera, Bluetooth, Rede Local ou Microfone.
Ainda, os dois sistemas acusam quando algum app está usando a câmera ou voz. No Android, um ícone verde vai aparecer no topo da tela. Já no iOS, o ícone verde significa que a câmera está em uso e o ícone laranja, o microfone.
A privacidade em xeque
A revelação de que empresas de marketing estão ouvindo conversas de usuários para direcionar publicidade levanta preocupações sobre a privacidade.
“Esse tipo de prática é uma violação da privacidade dos usuários”, diz o advogado especializado em direito digital Marcos de Oliveira. “As pessoas não têm conhecimento de que estão sendo gravadas e não dão consentimento para isso”.
Oliveira afirma que a prática pode ser considerada ilegal, dependendo da legislação de cada país. No Brasil, por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) proíbe o tratamento de dados pessoais sem o consentimento do titular.
“As empresas que estão fazendo isso estão correndo o risco de sofrer sanções administrativas e judiciais”, diz Oliveira.
Como se proteger
Além de desativar o acesso ao microfone para aplicativos que não precisam dele, há outras maneiras de se proteger da escuta indevida do celular.
Uma delas é usar um aplicativo de segurança que bloqueie o acesso a microfone e câmera de aplicativos não confiáveis.
Outra opção é usar um serviço de VPN, que criptografa o tráfego de internet e dificulta a identificação do usuário
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Foto: banco de imagens