Emendas suspensas, Lira apela a Lula para falar com Dino
Ministro do STF mandou brecar liberação de recursos até que Congresso mostre destino do dinheiro público

Ferreira Gabriel
Publicado em: 15/08/2024 às 18:28 | Atualizado em: 15/08/2024 às 18:28
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ligou para o ministro da Casa Civil, Rui Costa para fazer a um apelo ao presidente Lula da Silva (PT).
Indignado com o que avalia como uma interferência indevida entre os poderes, o parlamentar pediu ao ministro a participação pessoal do presidente Lula da Silva (PT) para conter as iniciativas do ministro Flávio Dino que mandou suspender a liberação de recursos federais por meio de emendas parlamentares impositivas.
Dino foi ministro da Justiça e Segurança Pública de Lula. E assumiu o cargo na corte suprema por indicação do presidente da República.
Costa é o principal interlocutor de Lira no governo federal. O presidente da Câmara não fala com o ministro de Relações Institucionais, que cuida da articulação política com o Congresso, Alexandre Padilha.
Embora tenha tentado acalmar Lira, Rui Costa voltou a insistir que Lula não tem ascendência sobre ministros do Supremo. O que não convenceu o deputado. Parlamentares veem articulação direta do governo federal nesta ofensiva do STF.
Leia mais no site da CNN Brasil
Leia mais
Atuação política da Aneel pode causar apagão no Amazonas, diz ministro
Foto: Acervo/Câmara dos Deputados