Em busca da normalidade, 30 paÃses já vacinam contra coronavÃrus
PaÃses do bloco europeu querem promover a chance de voltar a algo como a vida normal no próximo ano

Publicado em: 27/12/2020 Ã s 10:09 | Atualizado em: 27/12/2020 Ã s 10:38
Os 27 paÃses da União Europeia (UE) deram inÃcio a uma campanha massiva de vacinação contra o coronavÃrus (covid-19) neste domingo (27). Além deles, EUA, Canadá e Argentina já têm ações de imunização.
O número de paÃses nesta manhã de domingo é atualizado constantemente. Enquanto isso, o governo do Brasil não tem nem previsão de data.
Dessa forma, os lÃderes dos paÃses do bloco europeu querem promover a chance de voltar a algo como a vida normal no próximo ano.
Afora dos paÃses da UE, outros já tem ações de vacinação em massa, como EUA e Canadá, mas nem todos começaram ainda, como a Argentina, que começa a vacinar na próxima terça-feira (29).
Leia mais
Turquia anuncia 91, 25 % de eficácia da vacina chinesa
Na Itália, primeiro paÃs da Europa a registrar um número significativo de infecções, a enfermeira Claudia Alivernini, de 29 anos, foi uma das três funcionárias da saúde a receber as primeiras vacinas da Pfizer/BioNTech.
“É o começo do fim… foi um momento histórico e emocionante”, disse ela no hospital Spallanzani de Roma.
A região de 450 milhões de pessoas fechou contratos com uma série de fornecedores para mais de dois bilhões de doses de vacinas e estabeleceu uma meta para que todos os adultos sejam inoculados durante 2021.
Embora a Europa tenha alguns dos sistemas de saúde com melhores recursos do mundo, a escala do esforço para vacinar toda a população fez alguns paÃses pedirem ajuda a médicos aposentados, enquanto outros afrouxaram as regras sobre quem pode aplicar as injeções.
De acordo com pesquisas, há altos nÃveis de hesitação em relação à vacina em paÃses como França e Polônia.
“Estamos começando a virar a página em um ano difÃcil”, disse Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia que coordena o programa de vacinação, em um tuÃte.
Depois que os governos europeus foram criticados por não trabalharem juntos para combater a disseminação do vÃrus no inÃcio de 2020, o objetivo desta vez é garantir que haja igualdade de acesso à s vacinas em toda a região.
Leia mais na CNN Brasil.
Foto: Reprodução/Diário do Interior SP