Eduardo Bolsonaro agradece Trump por sanção a Moraes: ‘É só o começo’

Presidente dos Estados Unidos revogou visto do ministro brasileiro

STF retoma julgamento de acusados da trama golpista de Bolsonaro

Publicado em: 18/07/2025 às 21:43 | Atualizado em: 18/07/2025 às 21:43

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela revogação dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, de seus familiares e aliados do Supremo Tribunal Federal (STF).

A medida foi anunciada nesta sexta-feira (18) pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que acusou Moraes de promover perseguição política e censura contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nas redes sociais, Eduardo disse que a decisão representa “só o começo” e afirmou: “Eu não posso ver meu pai e agora tem autoridade brasileira que não poderá ver seus familiares nos EUA também”.

Rubio justificou a revogação sob o argumento de que a atuação de Moraes ultrapassa fronteiras e fere direitos fundamentais.

“A caça às bruxas política do ministro Alexandre de Moraes violou direitos básicos dos brasileiros e agora atinge americanos”.

A medida provocou reação do próprio Moraes, que autorizou no mesmo dia operação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro.

Segundo o ministro, pai e filho comemoraram a “agressão estrangeira” e incentivaram os EUA a adotarem ações hostis contra o Brasil, o que configura grave afronta à soberania nacional.

Moraes afirmou ainda que a tentativa de interferência nas decisões do STF e o apoio a tarifas econômicas contra o Brasil constituem atos de coação, obstrução de investigação e atentado à soberania.

Leia mais no Metrópoles

Foto: Rosinei Coutinho/STF