Dono do PL diz a aliados que Carla Zambelli será cassada

A dúvida de Valdemar Costa Neto e lideranças do partido é se a cassação deve ocorrer por determinação interna da Câmara ou por ordem do Judiciário

STF abre inquérito para investigar Zambelli por porte ilegal de arma

Ferreira Gabriel

Publicado em: 27/08/2023 às 12:58 | Atualizado em: 27/08/2023 às 13:01

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, tem dito abertamente a aliados que acredita que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) será cassada.

A dúvida de Valdemar e lideranças do partido é se a cassação deve ocorrer por determinação interna da Câmara ou por ordem do Judiciário. A leitura é que a segunda opção é a mais provável.

Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) tornou Zambelli ré por porte ilegal de arma e por constrangimento ilegal com uso de arma. Se for condenada, a parlamentar pode perder o mandato e até ser presa.

Valdemar tem feito articulações nos bastidores junto ao Judiciário e à classe política, na tentativa de evitar a cassação, mas não tem otimismo algum sobre o tema.

O dono do PL, porém, tem duas motivações para o esforço: mostrar que não abandonou uma aliada com um milhão de votos e não abrir espaço para que outros nomes da legenda que são alvos de pedido de cassação corram esse risco.

Leia mais no blog da Bela Megale em O Globo

Leia mais

Do PP, relator muda voto, salva Zambelli da cassação e cria crise

Bolsonaro tem estratégia distinta em casos Zambelli e Mauro Cid

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados