Desobedecer a Justiça arranhou mais imagem da Hapvida, dizem analistas
Consequência imediata foi a queda das ações da empresa na bolsa de valores

Ferreira Gabriel
Publicado em: 25/01/2024 às 11:16 | Atualizado em: 25/01/2024 às 11:16
Analistas vêm enxergando a queda da ação de Hapvida Notredame Intermédica diante de notícias de que a empresa estaria descumprindo decisões da Justiça em favor de seus beneficiários de forma deliberada.
Fazendo contas, alguns deles apontam que o prejuízo financeiro de uma eventual derrota judicial não justifica tamanha desvalorização na bolsa. Enquanto isso, outros apontam para o risco de danos à reputação da empresa.
A Hapvida, maior operadora de planos de saúde do Brasil, nega as acusações de que é alvo. Diante da forte oscilação de HAPV3, a empresa divulgou um comunicado na última sexta-feira (19) afirmando que “não possui qualquer política ou diretriz para o descumprimento sistemático ou ordenado de decisões judiciais”.
A resposta veio após o jornal O Estado de S.Paulo publicar na véspera histórias de pacientes que tiveram liminares descumpridas, com um deles chegando a falecer.
Os casos, de fato, se acumulam. Em dois deles, aos quais o InvestNews teve acesso, duas crianças com autismo tiveram a continuidade de seus tratamentos negada pelo plano. Liminares determinaram que os atendimentos seguissem de forma integral, mas não foram cumpridas.
Em um dos casos, houve bloqueio de mais de R$ 67 mil em contas da Hapvida, segundo a Tapai Advogados, que defende as famílias de beneficiários. Os casos ainda aguardam julgamento final.
Os juízes, nesses casos, tiveram inclusive que bloquear as contas. Isso significa dizer que eles não estão simplesmente usando dos subterfúgios da lei, eles estão extrapolando, ou seja, não estão cumprindo as ordens judiciais”, defende Tapai.
Nas redes sociais, outro caso ganhou notoriedade. A jornalista e influenciadora Míriam Castro, conhecida como mikannn, relatou que o tratamento de câncer de sua mãe está sendo negado pelo plano de saúde, mesmo com decisões favoráveis na Justiça. “A gente tem tudo a nosso favor na Justiça e eles continuam negando o tratamento”, afirmou.
Leia mais em Investinews
Leia mais
Mercado desconfiado derruba com força ações da Hapvida
Foto: divulgação