Deputado quer Bolsonaro de tornozeleira e Tarcísio investigado no STF
Governador de São Paulo pode estar agindo para fuga de Bolsonaro.

Publicado em: 12/07/2025 às 11:50 | Atualizado em: 12/07/2025 às 11:50
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (11) para que investigue o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por supostos crimes de obstrução de Justiça e abuso de autoridade. O pedido foi incluído na ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado e foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes.
Segundo Lindbergh, Tarcísio teria tentado interferir diretamente no caso envolvendo Jair Bolsonaro (PL), ao sugerir que ministros do STF autorizassem uma viagem do ex-presidente aos Estados Unidos.
O parlamentar afirma que, mesmo sem pedido formal, o telefonema de Tarcísio já indicaria tentativa de pressão indevida.
“Ainda que não tenha formalizado o pedido, o simples contato institucional revela disposição de violar a legalidade, pressionar a Corte Suprema e fragilizar o processo penal em curso”.
Lindbergh alega ainda que o governador estaria, de forma consciente, integrando uma estratégia ilegal para facilitar a saída de Bolsonaro do país. Como medida preventiva, ele reiterou ao Supremo o pedido para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) avalie a instalação de uma tornozeleira eletrônica no ex-presidente.
O objetivo, segundo o petista, seria evitar uma fuga de Bolsonaro, já que o julgamento sobre a tentativa de golpe se aproxima.
Leia mais em Carta Capital.
Leia mais
Governador de SP quer que Bolsonaro vá conversar com Trump e ‘salvar’ Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil