Deputado critica bancada do Amazonas sobre reservas florestais

Publicado em: 13/02/2017 às 17:42 | Atualizado em: 13/02/2017 às 17:42

Em artigo na seção Opinião, da Folha, edição desta segunda, dia 13, o deputado federal Márcio Santilli (PMDB-SP) critica a atitude dos colegas da bancada parlamentar do Amazonas no Congresso de ir ao Palácio do Planalto pedir um projeto de lei para liberar mais de 1 milhão de hectares de cinco unidades de conservação.

O deputado, que já foi presidente da Funai, disse que a bancada quer extinguir no Amazonas áreas de floresta protegidas no Campos de Manicoré, Parque Nacional de Acari, Reserva Biológica de Manicoré, Florestas Nacionais de Urupadi e Aripuanã, todas ao longo das BR-230 e 319.

Santilli considera que a situação vai além do desmatamento e da grilagem nessas terras: é a projeção de “um cenário de esquartejamento definitivo da floresta, com graves implicações para os fluxos genéticos e de umidade”.

O parlamentar considera que as unidades protegidas têm o objetivo de evitar a criação de “ilhas de floresta”, que não conservam animais, plantas e paisagens como ambiente contínuo, opina Santilli.

Leia o artigo completo no portal da Folha.

 

Foto: Reprodução/Ana Cotta (CC)_EBC