Deputado do Amazonas cobra ministro por bloqueios no MEC

Alberto Neto argumenta que o corte afetará principalmente a educação básica e busca respostas sobre a previsão de desbloqueio.

Diamantino Junior

Publicado em: 06/08/2023 às 12:20 | Atualizado em: 06/08/2023 às 12:20

O bloqueio temporário de R$ 332 milhões no orçamento do Ministério da Educação (MEC), decidido pelo presidente Lula, pode levar o ministro Camilo Santana a prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados. O deputado federal do Amazonas Capitão Alberto Neto (PL-AM) protocolou um requerimento na Comissão de Educação solicitando a convocação de Santana para explicar o bloqueio.

Segundo notícias do Metrópoles, a educação básica será a área mais afetada, com um bloqueio de R$ 201 milhões previsto no orçamento.

Leia mais

Projeto de Alberto Neto do piso nacional de guarda municipal é aprovado

O deputado argumenta que o bloqueio representa um prejuízo significativo para a educação e reflete a falta de prioridade do governo nessa área. Ele exige esclarecimentos sobre a previsão de desbloqueio dos recursos, os motivos para o corte na educação e o impacto nas áreas afetadas.

O governo defende que os bloqueios são temporários e que os valores serão liberados assim que for confirmado que o teto de gastos, uma regra fiscal ainda em vigor, será mantido.

Leia mais no Metrópoles

Foto: divulgação