COP-30: Lula e ONU fazem esforço para mobilizar países para evento
Reunião é mais um passo no esforço global em torno do clima, em um contexto internacional considerado pouco favorável ao avanço de políticas ambientais

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 23/04/2025 às 11:56 | Atualizado em: 23/04/2025 às 11:56
Para a COP-30, o presidente Luiz da Silva (PT) e secretário-geral da ONU, António Guterres, se juntaram num esforço de mobilizar países em torno do evento este ano em Belém (PA).
Dessa forma, o embaixador da COP, André Correa do Lago, convocou uma reunião com líderes pelo clima e transição energética justa para esta quarta-feira (23).
De acordo com o g1, a reunião ocorreu de modo virtual e fechada. Por parte do Brasil, também participaram o assessor especial para assuntos internacionais, Celso Amorim e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Com isso, o encontro com representantes da ONU, diplomatas e líderes internacionais é parte da mobilização em torno da COP-30, em novembro deste ano.
Segundo André Corrêa do Lago, a reunião é mais um passo no esforço global em torno do clima, em um contexto internacional considerado pouco favorável ao avanço de políticas ambientais.
Puxado, principalmente com a saída dos EUA do Acordo de Paris e também pelo incentivo dado pelo presidente Trump para a exploração de combustíveis fosseis.
“Sabemos que o cenário global hoje não é o mais encorajador, mas há um impulso real para que a mudança climática volte ao centro do debate. Esta reunião é parte desse compromisso firme, inclusive do secretário-geral da ONU, de fortalecer a mobilização, especialmente junto aos chefes de Estado”, afirmou Corrêa do Lago.
Além do embaixador da COP, o secretário-geral adjunto da Ação Climática da ONU, Selwin Hart também destacou a importância do encontro como parte de uma articulação diplomática maior.
“Estamos diante de um momento crítico. Os desastres climáticos estão se intensificando, o nível do mar está subindo, e isso afeta diretamente os mais vulneráveis. Mas também vemos um movimento positivo: uma revolução renovável em pleno curso.”
Leia mais no g1.
Leia mais
Lula, ministros Haddad, Guajajara e Marina Silva vão comandar temas centrais da COP-30
Foto: Ricardo Stuckert/PR