COP-30: Lula e ONU fazem esforço para mobilizar países para evento

Reunião é mais um passo no esforço global em torno do clima, em um contexto internacional considerado pouco favorável ao avanço de políticas ambientais

COP-30: Lula e ONU fazem esforço para mobilizar países para evento

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 23/04/2025 às 11:56 | Atualizado em: 23/04/2025 às 11:56

Para a COP-30, o presidente Luiz da Silva (PT) e secretário-geral da ONU, António Guterres, se juntaram num esforço de mobilizar países em torno do evento este ano em Belém (PA).

Dessa forma, o embaixador da COP, André Correa do Lago, convocou uma reunião com líderes pelo clima e transição energética justa para esta quarta-feira (23).

De acordo com o g1, a reunião ocorreu de modo virtual e fechada. Por parte do Brasil, também participaram o assessor especial para assuntos internacionais, Celso Amorim e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Com isso, o encontro com representantes da ONU, diplomatas e líderes internacionais é parte da mobilização em torno da COP-30, em novembro deste ano.

Segundo André Corrêa do Lago, a reunião é mais um passo no esforço global em torno do clima, em um contexto internacional considerado pouco favorável ao avanço de políticas ambientais.

Puxado, principalmente com a saída dos EUA do Acordo de Paris e também pelo incentivo dado pelo presidente Trump para a exploração de combustíveis fosseis.

“Sabemos que o cenário global hoje não é o mais encorajador, mas há um impulso real para que a mudança climática volte ao centro do debate. Esta reunião é parte desse compromisso firme, inclusive do secretário-geral da ONU, de fortalecer a mobilização, especialmente junto aos chefes de Estado”, afirmou Corrêa do Lago.

Além do embaixador da COP, o secretário-geral adjunto da Ação Climática da ONU, Selwin Hart também destacou a importância do encontro como parte de uma articulação diplomática maior.

“Estamos diante de um momento crítico. Os desastres climáticos estão se intensificando, o nível do mar está subindo, e isso afeta diretamente os mais vulneráveis. Mas também vemos um movimento positivo: uma revolução renovável em pleno curso.”

Leia mais no g1.

Leia mais

Lula, ministros Haddad, Guajajara e Marina Silva vão comandar temas centrais da COP-30

Foto: Ricardo Stuckert/PR