Conheça parlamentares que devem ser beneficiados em conselhos de ética

Na Câmara, alguns tipos de propostas são arquivados com o fim da legislatura.

Conheça parlamentares que devem ser beneficiados em conselhos de ética

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 07/03/2023 às 17:38 | Atualizado em: 07/03/2023 às 17:38

Deputados federais deverão ser beneficiados em conselhos de ética após mudança da legislatura. Por exemplo, 13 processos tramitam na Câmara dos Deputados.

De acordo com o G1, agora, supostas más condutas ou quebras de decoro dos parlamentares foram arquivados. Com o arquivamento, não poderão mais ser analisadas.

Da mesma forma, no Senado, 37 pedidos de apuração estão parados. A última denúncia do conselho da Casa foi avaliada em 2017.

Dessa maneira, entre as representações arquivadas na Câmara estão:

  • processos contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no caso em que ele debochou da tortura sofrida pela jornalista Miriam Leitão durante a ditadura militar;
  • contra a deputada Bia Kicis (PL-DF) por divulgar em um grupo do Whatsapp os dados pessoais de três médicos que defendem a vacinação de crianças contra a Covid;
  • e contra Glauber Braga (PSOL-RJ), por supostas ofensas proferidas contra o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), durante sessão plenária.

De acordo com o regimento da Câmara, alguns tipos de propostas são arquivados com o fim da legislatura.

Assim, entre elas, as representações contra parlamentares instauradas no Conselho de Ética. A legislatura compreende o período de quatro anos de mandato de um parlamentar.

Leia mais no G1.

Leia mais

Ministro do STF manda ao Conselho de Ética denúncia contra deputado

Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara