Conflito dos Gomes provoca revoada de deputados do PDT

Os parlamentares pediram justa causa para deixar a sigla.

Ferreira Gabriel

Publicado em: 17/12/2023 às 12:05 | Atualizado em: 17/12/2023 às 12:10

De saída do PDT após travarem uma disputa interna com o grupo do ex-governador Ciro Gomes, a ala do senador Cid Gomes fez um novo acionamento judicial e mais 14 deputados estaduais pediram justa causa para deixar a sigla. Entre eles, Lia Gomes, que é irmã dos políticos, mas está ao lado do senador em relação ao rumo político.

Na ação, Sergio Aguiar, Romeu Aldigueri, Osmar Baquit, Oriel Filho, Marcos Sobreira, Jeová Mota, Salmito Filho, Helaine Coelho, Guilheme Landim, Guilherme Bismarck, Bruno Pedrosa, Antonio Granja e Tin Gomes são os parlamentares que pedem desfiliação.

“Os autores desta ação foram alvos de uma perseguição implacável, orquestrada pelo Sr. André Figueiredo e seus aliados, que abandonaram qualquer pretensão de aderência aos princípios programáticos do partido, entregando-se a uma gestão autocrática e egoísta focada em interesses pessoais, oscilando entre arbitrariedades e evidentes atentados à democracia ao não aceitar decisões judiciais que estão em pleno vigor, além das deliberações da maioria dos membros do Diretório Regional legitimamente eleitos”, diz trecho da petição.

A movimentação do grupo ocorre em meio ao destino incerto dos aliados de Cid, que deve decidir nesta segunda-feira para qual partido a maior parte de sua bancada migrará. Um dos maiores aliados do senador, o presidente da Assembleia Evandro Leitão, se filia ao PT neste domingo, o que gerou um incômodo pessoal.

Em evento nesta semana, Cid afirmou ter ficado “frustrado” com o deputado por ele ter tomado uma decisão individual.

Leia mais em O Globo

Leia mais

PDT de Ciro Gomes não consegue se livrar de extremistas infiltrados

Foto: Reprodução