Concurso unificado: mais da metade dos candidatos não apareceu para provas

Concurso tinha 2,1 milhões de inscritos

Ferreira Gabriel

Publicado em: 19/08/2024 às 10:10 | Atualizado em: 19/08/2024 às 10:10

Do total de 2,1 milhão de inscritos no CNU (Concurso Nacional Unificado), 1 milhão fizeram as provas neste domingo (18). A estimativa foi divulgada pela ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) nesta noite.

Segundo a ministra, a taxa de abstenção não foi diferente do que o governo esperava. Os dados ainda não estão integralmente consolidados, mas o percentual ficou em torno de 52% ou 53%.

“A nossa estimativa é que chegue bem próximo de 1 milhão de pessoas que realizaram a prova efetivamente hoje, o que […] está dentro da nossa expectativa comparando a outros concursos públicos dessa envergadura”, declarou a jornalistas em Brasília.

Perguntada se há um detalhamento da abstenção por Estado, Dweck respondeu que o Distrito Federal teve o menor percentual de ausência. Não quis detalhar os números.

Já o Ceará teve o maior nível de abstenção, segundo Dweck. A ministra declarou ainda não haver um recorte por região.

“Tenho um recorte parcial. Mas eu posso só dizer que a menor abstenção foi aqui no DF e a maior foi no Ceará. A gente depois vai divulgar esse número com balanço”, disse a ministra.

Leia mais no Portal Poder360

Leia mais

Concurso unificado: alto número de faltosos era previsto, diz ministra

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil