Concurso do Inmetro será realizado no domingo, 1º de setembro

Provas serão aplicadas nas cidades de Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro

Ferreira Gabriel, da Redação do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 30/08/2024 às 13:50 | Atualizado em: 30/08/2024 às 17:18

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizará, neste domingo, 1º de setembro, o concurso público para preenchimento de 100 vagas para os cargos de pesquisador-tecnologista e analista executivo em Metrologia e Qualidade, ambos de nível superior.

A banca organizadora do concurso é o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). As remunerações iniciais, tanto para os cargos de analista, quanto para os de pesquisador, são de R$ 8,7 mil.

As provas serão realizadas nas cidades de Goiânia/GO, Porto Alegre/RS, Brasília/DF, Fortaleza/CE, Salvador/BA e Rio de Janeiro/RJ, podendo ser utilizadas cidades circunvizinhas, caso necessário, para acomodar todos os inscritos.

Os locais de prova já estão disponíveis para consulta no site do Idecan, através do link.

Horários de provas

Os candidatos ao cargo de analista executivo em Metrologia e Qualidade farão a prova pela manhã, das 8 h às 13 h (horário oficial de Brasília).

Já os candidatos ao cargo de pesquisador-tecnologista em Metrologia e Qualidade realizarão a prova à tarde, das 15h às 20h (horário oficial de Brasília).

É necessário que os candidatos compareçam ao local de prova com antecedência mínima de 60 minutos do horário fixado para o início da prova.

Devem portar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, feita de material transparente e de ponta grossa. Além do cartão de confirmação de inscrição e um documento de identidade original com foto, conforme exigido pelo edital.

Leia mais

Autorizados concursos para 810 servidores do Ibama e ICMBio

Próximas etapas

O gabarito preliminar da prova objetiva deverá ser divulgado no dia 2 de setembro de 2024, com período para interposição de recursos entre os dias 3 e 4 de setembro.

O gabarito definitivo, o espelho do cartão resposta dos candidatos e o resultado preliminar, deverão ser publicados no dia 1º de outubro de 2024, com prazo para recursos nos dias 2 e 3 de outubro.

A divulgação do resultado definitivo da prova objetiva está prevista para o dia 23 de outubro de 2024.

As datas e os períodos estabelecidos no cronograma são passíveis de alteração, conforme necessidade e conveniência do Inmetro e do Idecan.

Caso haja alteração, esta será previamente comunicada por meio de edital publicado na página do concurso, acessível por meio do endereço eletrônico: www.idecan.org.br.

Foto: Divulgação