Colombianos elegem candidato da esquerda para presidente
Petro é o primeiro presidente da esquerda eleito na Colômbia e Francia Marquez é a primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 20/06/2022 às 06:57 | Atualizado em: 20/06/2022 às 06:57
Os colombianos elegeram ontem (19) o candidato da esquerda Gustavo Petro (62) para presidente. Ele obteve 50,44% dos votos válidos.
Enquanto o seu adversário, Rodolfo Hernández, teve 47,31%. Já os votos nulos somaram 2,24%. Os percentuais levam em conta 100% dos votos apurados.
Conforme o Metrópoles, a vice-presidente é Francia Márquez, que é advogada, ativista pelo meio ambiente e direitos humanos. Ela é a primeira mulher negra a ocupar o cargo.
Sobretudo, Petro tem formação em economia e atualmente ocupa o cargo de senador pelo partido Colombia Humana, que ajudou a fundar.
Dessa forma, o novo presidente eleito pretende cumprir como principais propostas a realização de uma nova reforma agrária e implementação de fontes de energia renováveis. Assim como, políticas voltadas às minorias sociais, desobrigação do serviço militar e reforma tributária.
Como resultado, Petro saiu na frente o 1° turno, conquistando 40,32% dos votos contra 28,15% do adversário. A disputa, entretanto, ficou mais embolada no 2° turno.
Por outro lado, seu adversário faz parte da Liga de Governantes Anticorrupção. Hernández se descreve como “El Rey del Tiktok”.
Ainda segundo o Metrópoles, durante a disputa eleitoral, fez uma intensa campanha pelas redes sociais.
Por exemplo, ele convocou colombianos para marchas de motos e caminhonetes.
Portanto, sua campanha à Presidência teve como lema “não roubar, não mentir, não trair”.
Foto: Reprodução/internet