Cloroquina aumenta mortalidade de pacientes covid, aponta pesquisa
A pesquisa também aponta risco no uso do medicamento em promover mais tempo de hospitalização, é a progressão do paciente para ventilação mecânica invasiva

Publicado em: 17/04/2021 Ã s 09:11 | Atualizado em: 17/04/2021 Ã s 09:11
Um metanálise publicada na quinta-feira (15), na revista cientÃfica britânica Nature, apontou que o uso da hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19 aumenta a mortalidade da doença.
A pesquisa assinada por 94 cientistas, analisou colaborativamente 28 ensaios clÃnicos publicados ou não. Dessa forma, participaram no total da análise 10.319 pacientes.
A princÃpio, esta metanálise foi recebida em 2 de outubro de 2020. No último 15 de março foi aceita.
“Profissionais médicos ao redor do mundo são encorajados a informar pacientes sobre essa evidência”, aconselham os pesquisadores.
Além disso, eles concluÃram ainda haver risco no uso do medicamento em promover mais tempo de hospitalização. Outro fator que pode complicar é a progressão do paciente para ventilação mecânica invasiva.
Conforme documento, os autores explicam que o objeto da pesquisa foi estimar os efeitos dos remédios considerando ensaio clÃnicos randomizados, disponÃveis, publicados ou não.
Nos 28 ensaios analisados na metanálise foram excluÃdas pessoas com comorbidades. Neste caso, portanto, o estudo aponta que eles possuem maior risco de algum evento adverso aos medicamentos.
Leia mais em O Globo
Leia mais
Efeitos adversos à cloroquina aumentam 558% em um ano com 9 mortes
Foto: Reprodução