Brasil e China avançam no plano de malha terrestre a partir de Chankay

Brasil e China avançam em megaprojeto ferroviário que ligará o país ao Pacífico via Peru.

Social Midia

Publicado em: 06/07/2025 às 15:32 | Atualizado em: 06/07/2025 às 15:34

O Brasil deu um passo estratégico rumo à integração logística com a Ásia ao formalizar, junto à China, o início dos estudos de viabilidade para a construção do corredor ferroviário bioceânico Brasil-Peru envolvendo o porto de Chancay, no Peru .

O acordo foi selado por meio de um memorando entre a estatal brasileira Infra S.A. e o China Railway Economic and Planning Research Institute, definindo atribuições técnicas e institucionais para a condução do projeto.

O ambicioso plano prevê uma ferrovia de cerca de 4.500 km, ligando o porto de Chancay, no Peru — um dos maiores empreendimentos chineses fora da Ásia — ao litoral da Bahia, no Brasil, passando por estados como Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e finalmente chegando ao Porto Sul, em Ilhéus.

A nova malha ferroviária se conectará à já em construção Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) e à Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), impulsionando o escoamento de grãos e minérios com destino ao mercado asiático.

Estima-se que o corredor poderá reduzir em até dez dias o tempo de transporte entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

Atualmente, cerca de US$ 350 bilhões em exportações brasileiras têm a China como destino, com destaque para soja e minério de ferro.

Além da ferrovia, o Brasil também trabalha no fortalecimento do chamado Corredor Rodoviário Bioceânico, conectando o país ao Chile via Paraguai e Argentina.

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Ambos os projetos integram o programa brasileiro de Rotas de Integração Sul-Americana, que visa fortalecer a conectividade regional com cinco rotas de acesso terrestre e fluvial.

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Foto: Marcos Vicentti/Secom/Acre