Brasil tem 7 mil casos de coronavírus, mas tem 23 mil testes em análise

Para especialistas a discrepância de dados indica que pode haver muito mais gente com a doença Covid-19 no país.

Casos de coronavírus no Brasil já são mais de 7 mil

Publicado em: 02/04/2020 às 11:21 | Atualizado em: 02/04/2020 às 11:21

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 10h50 desta quinta-feira, 2, 7.011 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 250 mortes pela Covid-19.

Os casos aumentam a cada dia de forma alarmante, muito por conta das subnotificações que podem estrangular o atendimento no país.

Minas Gerais confirmou que alcançou seis mortes e 370 casos no Estado nesta manhã.

O Espírito Santo confirmou a primeira morte: um paciente de 57 anos, que estava internado no hospital Jayme dos Santos Neves, em Serra.

Leia mais

Subnotificação de casos de coronavírus pode estrangular o sistema

Sergipe confirmou as duas primeiras mortes pela doença no estado: uma mulher de 61 anos que era diabética, hipertensa, com histórico de doença vascular periférica; e um homem de 60 anos, hipertenso, que havia chegado de São Paulo há 15 dias.

Casos subnotificados

 

O Brasil tem ao menos 23,6 mil testes do novo coronavírus (Sars-CoV-2) ainda à espera do resultado. Esse número equivale a 3,4 vezes o total de casos confirmados (6,9 mil) no balanço das Secretarias de Saúde, atualizado às 7h40 desta quinta-feira, 2.

Para especialistas ouvidos pelo G1, tal discrepância indica que pode haver muito mais gente com a doença Covid-19 no país.

Pesquisadores explicam que esse cenário – quantidade de kits insuficiente e gargalo na hora de analisar as amostras coletadas – dificulta a realização de cálculos que mostrem o real avanço do surto por aqui. E fazem um alerta: como o Ministério da Saúde recomenda que sejam testados apenas pacientes graves, existe a chance de ser considerável o percentual de “positivos” nesse universo de pessoas já submetidas ao exame.

G1 procurou as Secretarias de Saúde de todos os Estados e do Distrito Federal para saber quantos testes estão na fila.

Apenas 11 responderam até a última atualização desta reportagem: Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo.

O RJ, segundo estado com mais casos e mais mortes, não informou os números até a última atualização desta reportagem.

 

Foto: Agência Brasil